Comunicação Estratégica

 

comestrategica

A comunicação estratégica é a arte e a prática de transmitir ideias, informações e mensagens de forma planejada e coerente para atingir objetivos organizacionais de longo prazo. Envolve um conjunto de ações deliberadas que alinham mensagens, públicos e canais de comunicação para apoiar a missão e a estratégia da organização.

Principais elementos

  • Intencionalidade: decisões conscientes sobre o que comunicar, por que e quando.

  • Coerência: integração entre comunicação interna e externa para preservar identidade e reputação.

  • Foco no público: segmentação e compreensão das audiências para gerar impacto desejado.

  • Multicanalidade: uso coordenado de relações públicas, marketing, mídias digitais e outras ferramentas.

 

Exemplos práticos

  • Lançamento de posicionamento de marca para entrar em novo mercado.

  • Plano de comunicação interna para mudança organizacional com mensagens e formação direcionadas.

  • Campanha integrada de relações públicas e redes sociais para gerir crise de reputação.